REGRA E VIDA DA ORDEM FRANCISCANA SECULAR
40 ANOS DE APROVAÇÃO
Para São Francisco, seguir a Cristo é um percurso dinâmico e criativo motivado pelo amor do Senhor e inspirado pelo Espírito Santo. O ponto de partida, é um firme e decisivo propósito para assumir uma nova forma de vida.
Ler e estudar a Regra, para conhecer, amar, viver e testemunhar na vida, deve ser um exercício contínuo e permanente. Também fazer de nossa Regra um manual de vida e formação significa tê-la sempre nas mãos, para através de sua leitura e meditação, realizar nossos trabalhos, orientar nossos caminhos em busca de uma vida fundamentada nos valores do Evangelho.
A celebração em anexo, preparada pelo Regional NEB2 PB/AL e oferecida a todos nós para que, num clima de festa, que iniciamos com a peregrinação da Relíquia e Imagem de São Francisco, comemorar os 40 anos da aprovação da renovada Regra e Vida, sem jamais perder de vista o ponto de partida, recordando e agradecendo a graça de sermos Franciscanos Seculares.
Antonio Julio Martins
Ministro
FRATERNIDADE REGIONAL SUDESTE III / SP, DA OFS DO BRASIL –
Celebrando e Comemorando os 40 anos da Regra e Vida
Apresentação:
Queridos Irmãos, estimadas Irmãs, PAZ E BEM!
Para celebrarmos com dignidade essa data histórica da nossa vocação franciscana secular no mundo moderno em que vivemos, 40 anos significam uma caminhada de muitas lutas, esforços, dedicação, disponibilidade e muito amor de muitos irmãos pelo mundo afora em fazer a essência primordial de nossa vocação franciscana permanecer viva e atuante.
A Regra renovada é ainda muito nova, muito jovem, mas a sua profundidade espiritual é incomensurável. Se bem entendermos e vivermos essa proposta de vida, com toda certeza estaremos no caminho certo e a nossa salvação estará garantida.
Talvez alguns irmãos e irmãs digam por aí afora que não precisam mais ler, ouvir ou estudar a Regra, porque eles e elas já têm tantos anos de profissão na OFS. Acham que não precisam mais disso e que isso compete aos formandos que estão chegando agora na Ordem. De fato, os formandos precisam conhecer, estudar, amar e colocar em prática tudo o que está contido na Regra, se assim quiserem ser – de fato – franciscanos seculares. Mas em nenhum momento a Regra nos diz que só precisamos estudá-la, meditá-la e colocá-la em prática por algum tempo de nossas vidas. Ao contrário, tudo isso nós prometemos fazer por toda a nossa vida, até o último minuto de nossa existência. É nisso que consiste a humildade franciscana.
Ninguém sabe tudo, ninguém lembrará durante toda a vida de tudo e com detalhes de todas palavras dos livros que leu. Por isso, a Regra precisa ser estudada e meditada; para ser posta em prática. Lendo-a todo dia, você não esquecerá jamais do que prometeu nessa vida a Deus. Meditando-a você estará em espírito de oração e na presença de Deus terá capacidade de torná-la viva nos seus gestos concretos de todos os dias.
Esperamos que essas Celebrações ajudem as nossas Fraternidades a vivenciarem e a comemorarem esse momento tão especial – os 40 anos da nossa Regra e Vida.
FRATERNIDADE REGIONAL SUDESTE III/SP
REGRA RENOVADA DA OFS
40 ANOS DE APROVAÇÃO
1 – Celebrando em comunidade
Com.: Irmãos e Irmãs, cada domingo é uma nova oportunidade de celebrarmos a Ressurreição do Senhor, é sempre a Páscoa do Filho de Deus que nos libe
rtou e nos fez criaturas novas. É preciso anunciar esta Boa Nova, como o fez João Batista gritando pelo deserto a conversão. Hoje, a Ordem Franciscana Secular espalhada pelo mundo inteiro rende graças a Deus, Senhor da história, pelos 40 anos da aprovação papal da Regra Renovada da OFS. Esta é para nós leigos franciscanos a “medula do Evangelho e o caminho da perfeição”. Por tantos motivos, rendamos graças ao nosso Deus, acolhendo o presidente desta celebração.
Ofertório: (se for oportuno). Trazer ao altar em procissão os vasos sagrados, pão e vinho e a Regra.
Com. Final: Irmãos, hoje nós franciscanos celebramos os 40 anos da Regra renovada da OFS. A Regra é composta de normas de vida evangélica para os que desejam viver uma determinada espiritualidade na Igreja. O franciscanismo desde a sua origem foi conquistando homens e mulheres e assim se formou a 1ª Ordem para os frades, a 2ª Ordem para as religiosas contemplativas. Muitos casais desejaram também viver como São Francisco e em 1221 foi fundada a 3ª Ordem para os leigos e leigas. Ao longo de quase 800 anos da Ordem Franciscana Secular, a Igreja aprovou a norma de vida evangélica, que é chamada de REGRA. Conforme as mudanças dos tempos e dos costumes a Regra da OFS, precisava adaptar-se às necessidades do tempo histórico.
Desde São Francisco até hoje a Igreja aprovou para os leigos, quatro documentos para a vivência do Evangelho, ao modo de São Francisco. A Regra atual foi aprovada pelo Papa Paulo VI em 24 de junho de 1978. Nesse ano do laicato, rendemos graças a Deus por essa forma de vida, inspirado pelo Senhor, para nós leigos e leigas franciscanos.
2 – Celebrando em Fraternidade
(Ambientação: colocar num lugar adequado e visível uma vela, imagem de São Francisco, flores e ao centro, a Regra)
Com.: Irmãos e Irmãs, paz e bem! Esse é um dia muito especial para nós franciscanos e franciscanas seculares pois celebramos 40 anos da nossa Regra e Vida, nossa “medula do Evangelho e caminho de perfeição”, que foi inspirada pelo Senhor, para uma maior vivência do Evangelho, conforme o espírito e a vontade de São Francisco de Assis. Conheçamos mais a nossa Regra, ela é nossa maneira de seguir Jesus nos passos do Pobrezinho de Assis. Amemos apaixonadamente esta forma de vida e sobretudo, a vivenciemos com todo empenho do nosso coração, pois a Regra é para nós, que fomos chamados por Deus a esta forma de vida, um valioso tesouro.
Canto:
- De Francisco, ó terceiros ditosos/destemidos guerreiros da cruz/ Somos hoje soldados gloriosos/a lutar e vencer por Jesus.
Ref.: Salve Arauto, brioso cruzado/a grandeza de Cristo a cantar/Nós queremos teu lema sagrado/PAZ E BEM pelo mundo levar. (Bis)
- Por Francisco a mais nobre peleja/partiremos em marcha triunfal/Sob as ordens do Papa e da igreja/venceremos no bem contra o mal.
- PAZ E BEM, é a mensagem sagrada/Que fulgura em nosso pendão/ Para o mundo iludido que brada/levaremos a paz e o perdão.
- De Francisco a virtude, os exemplos/se propaguem nas almas em flor/Ressoe sempre nas praças, nos templos/o seu canto fraterno de amor.
- Ó Francisco, em divinos cantares/nós te amamos com fé varonil/Lá do céu abençoe nossos lares/abençoe nossa pátria, o Brasil.
D.: Irmãos e Irmãs, bendito é o Senhor nosso Deus, que aqui nos reuniu.
T.: A Ele nosso louvor e gratidão.
D.: Na alegria deste tão significativo e especial motivo dos 40 anos da Regra, vamos reconhecer nossa fragilidade humana e pedir ao nosso Deus, perdão por nossa infidelidade à vida franciscana. (Instante de silêncio e de pé).
L1 – Senhor, diante de ti, reconheço meus momentos de desânimo, minha falta de motivação e minha indisposição em colocar em prática, aquilo que prometi diante do teu altar, no dia de minha profissão.
Canto: Perdão meu Jesus, perdão Deus de amor, perdão Deus clemente, perdoai Senhor.
L2 – Senhor, por todas as vezes que o meu comodismo me impediu de estar com meus irmãos franciscanos, por toda minha falta de interesse nas atividades da Fraternidade e por deixar esquecido esse tão valioso presente dado pela Igreja, para nossa melhor vivência do carisma, perdão Senhor.
Canto: Perdão meu Jesus, perdão Deus de amor, perdão Deus clemente, perdoai Senhor.
L3 – Senhor, por toda nossa falta de caridade, pelo contratestemunho em nossa missão de ser sal terra e luz do mundo e por todas as transgressões contra a Santa Regra, perdão e misericórdia.
Canto: Perdão meu Jesus, perdão Deus de amor, perdão Deus clemente, perdoai Senhor.
D – Desde o início da OFS, o pai São Francisco deu aos primeiros irmãos e irmãs da Penitência, uma forma de vida, expressa e escrita por ele mesmo, a chamada “Carta aos fiéis” e desde esse tempo, a Igreja reconheceu como Ordem, o grupo de fiéis penitentes casados, solteiros e viúvos, que desejava viver mais radicalmente o Evangelho do jeito e nas pegadas do Seráfico pai São Francisco. Vamos recordar a história da Regra (sentados)
L1 – A primeira Regra, chamada “Memoriale Propositi”, foi aprovada em 1221 e reelaborada em 1228, pelo Papa Gregório IX, grande amigo de São Francisco e essa Regra vigorou até 1289.
Canto: Importa viver, Senhor, unidos no amor/ na participação, vivendo em comunhão (bis)
L2 – Para uma vivência do Evangelho, conforme as necessidades do tempo e para uma adequação do carisma da OFS em 1289, o Papa Nicolau IV, que era franciscano aprovou nova Regra que vigorou por 600 anos.
Canto: Pai Francisco, vem ensinar, os teus filhos o Cristo imitar (bis)
L3 – O mundo é bastante dinâmico e as mudanças não pararam, tanto que em 1883, o Papa Leão XIII, aprovou a nova Regra. Esse Papa foi um grande incentivador da OFS. Essa Regra era bastante simples e ficou em vigor quase 100 anos.
Canto: A gente pode ser muito mais feliz, seguindo o exemplo de Francisco de Assis (bis)
L4 – Enfim, durante toda essa caminhada da nossa Ordem, atravessando séculos e vencendo barreiras, buscando ser fiel ao carisma, o mundo moderno chegou e os franciscanos seculares, não poderiam continuar vivendo ao modo de quase 100 anos atrás. As necessidades do mundo do trabalho, da família, da política agora eram bem diferentes. Nós também precisávamos nos adaptar às mudanças dentro da própria Igreja e, no espírito do Vaticano II, o Papa Paulo VI aprovou em 24 de junho de 1978 a Regra Renovada da OFS.
Canto: Eu prometi, fiel serei, por toda a vida a Santa Regra Franciscana, eu prometi, fiel serei, a Santa Regra guardarei.
D – Irmãos e Irmãs, nossa pertença à Ordem Franciscana Secular é um dom valioso, nós somos um verdadeiro exército de Cristo a “lutar e vencer por Jesus”. Nossas armas para vencer o mal e fazer triunfar o bem, são a oração e a vida fraterna, que nos encoraja, nos motiva e anima a não voltar atrás. Somos verdadeiros vocacionados e vocacionadas na construção de um mundo melhor, mais justo, mais fraterno para todos.
Canto: Eu sou feliz é na Fraternidade. Na Fraternidade eu sou feliz.
L – Abramos nosso coração para acolhermos e nunca nos esquecermos das palavras da Regra, no artigo 4: “A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens. Os franciscanos seculares se empenham, além disso, na leitura assídua do Evangelho, passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho”.
Canto:
- Na presença de Deus Poderoso / Para a glória da Virgem sem par / Do Seráfico Pai São Francisco / E dos Santos no Céu a reinar.
Ref.: Eu prometi, fiel serei / Por toda a vida à Santa Regra Franciscana. Eu prometi, fiel serei / A Santa Regra guardarei.
- Prometi ser cristão fervoroso / Os preceitos divinos cumprir/ Prometi sempre e sempre da Igreja / Os ensinos sagrados ouvir.
- Prometi os prazeres mundanos / por amor de Jesus, desprezar / Mas dos bens eternais, a riqueza / prometi nesta vida alcançar.
- Dar exemplos de belas virtudes / Cultivar o fervor da oração/ Exercer caridade fraterna / Prometi ao fazer profissão.
- “Ó meu Deus, meu Amor e meu Tudo” / Com Francisco me atrevo a dizer /Só de Vós quero ser em vivendo / Só de Vós quero ser em morrer.
D – Como gesto concreto de nossa vida de Fraternidade e nossa vocação da vivência do Carisma Franciscano, nos saudemos abraçando, desejando Paz e Bem!
INDICAÇÃO: Sugerimos que sejam rezadas:
- Oração da Fraternidade (no Devocionário, pág. 580)
- Rezar a Regra (no Devocionário, pág. 582)
Homenagem aos 40 anos da Regra e Vida
Flávio Martins, OFS
- 1. 40 anos se passaram da grande aprovação da Regra Renovada que renovou nossa missão. Nos deu novo impulso de viver o Evangelho, na família e no trabalho, dentro do mundo moderno
- A Regra é nossa Vida, nossa maneira de caminhar sem perdermos a essência do rezar e do partilhar. Nossa unidade nos fortalece e nos dá convicção de continuarmos firmes e fortes na nossa vocação.
- A Regra está dividida em três capítulos a saber:
- O primeiro é sobre a OFS, sua vocação e dever
- O segundo vai tratar da nossa forma de viver
- O terceiro fala do que a vida de Fraternidade deve ter
- 26 são os artigos que precisamos sempre ler para bem entendermos como tudo deve ser. Ninguém ama o que não conhece. E só se conhece se lê.
- 5. Então irmãos e irmãs, conheçamos mais a Regra. Amemos tudo o que ela nos tem a dizer e a coloquemos sempre em prática. Porque é para isso que devemos viver.
Palavras do Santo Papa João Paulo II
“ESTUDAI, AMAI, VIVEI a Regra da Ordem Franciscana Secular aprovada para vós pelo meu predecessor Paulo VI.
Ela é um autêntico tesouro nas vossas mãos, sintonizada no espírito do Concílio Vaticano II e correspondente ao que a Igreja espera de vós.
”AMAI, ESTUDAI e VIVEI esta NOVA REGRA, porque os valores nela contidos são eminentemente evangélicos”.
PAZ E BEM!
LINK PARA DOWNLOAD DOCUMENTO WORD ABAIXO
http://ofs-sp.org.br/wp-content/uploads/2018/06/celebraçãodaregra_revisada4315-sudeste-III.docx
ROTEIRO MOMENTO CELEBRATIVO 40 ANOS DA REGRA OFS –
LINK PARA DOWNLOAD ARQ. WORD
http://ofs-sp.org.br/wp-content/uploads/2018/06/Roteiro-momento-celebrativo-40-anos-da-Regra.docx