O Regional Sudeste III – São Paulo da OFS do Brasil

O Regional Sudeste III/SP, é o maior dos Regionais na atualidade (2.024), contando com 81 Fraternidades ativas e cerca de 2.500 irmãos e irmãs, professos e formandos.

Este Regional tem sua sede no Edifício Frei Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no centro da cidade de São Paulo, num espaço cedido pela Fraternidade das Chagas e onde estão arquivados todos os documentos das atuais e extintas Fraternidades, como Atas de Ereção, Capítulos, Termos de Visitas Fraternas e Pastorais, Relatórios, Balanços, Pareceres, Declarações Fiscais etc.

Até o Encontro Nacional de 1955, a Ordem Terceira Franciscana no Brasil era totalmente dirigida pela Primeira Ordem e foi aprovada a criação de um Secretariado Nacional, que na pessoa do Secretário Nacional, seria o cérebro e coração de todo o movimento de Terceiros Franciscanos no Brasil.

A unificação da OFS, com a criação do Conferência de Assistentes, aconteceu em 1972, sendo eleito Dr. Paulo Machado de Costa e Silva, como seu primeiro Ministro Nacional.

No 20º Capítulo Nacional, em Brasília, no mês de julho de 1992, foi instituída a divisão por áreas geográficas, substituída a “numeração” das Regiões e aplicada uma nova nomenclatura, que com algumas modificações chegamos à configuração em vigor atualmente.

Em 1992 sob a nova denominação Região Sudeste III/SP, o primeiro Ministro eleito foi Antonio Fortes Lopes e na sequência; 1995-1998: Nélson Tozzei; 1998 – 2004: Denize Aparecida Gusmão; 2004 – 2010: Maria Bernadette Del Tedesco Nabuco do Amaral Mesquita; 2010 – 2016: Denize Aparecida Gusmão; 2016 – 2023: Antonio Julio Martins e 2023: Elton Michetti.

O Regional tem o privilégio de contar com duas das mais antigas Fraternidades no Brasil: a atual Fraternidade do Valongo, em Santos/SP, erigida em 1641 e a Fraternidade Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, mais conhecida como Fraternidade das Chagas, erigida em 1642. Além das Fraternidades Santa Maria Francisca das Cinco Chagas, em São Sebastião, erigida em 1658, São Francisco das Chagas, em Taubaté, erigida em 1677, Fraternidade São Luiz, Bispo de Tolosa, em Itu/SP, erigida em 1694.

O Regional Sudeste III/SP, foi um dos primeiros Regionais a contar com Assistência Espiritual das Irmãs Religiosas e atualmente, duas Irmãs pertencentes a Congregação fundada por Mamãe Cecília são Assistentes Espirituais Regionais e uma é Assistente Espiritual Nacional.

Em 2011, nos dias 22 a 29 de outubro, o Regional Sudeste III/SP, sediou o primeiro e até agora único Capítulo Geral do Conselho Internacional da OFS (CIOFS) fora da Itália, um evento de grande importância para toda a OFS do Brasil.

A OFS do Brasil teve dois Ministros Nacionais, oriundos do Regional Sudeste III/SP: Rosalvo Gonçalves Mota e Maria Aparecida Crepaldi, que posteriormente serviram ao Conselho Internacional da OFS, como Vice-ministro e Conselheira para os países de língua portuguesa, respectivamente.

A mais antiga Fraternidade no Regional, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, atual Fraternidade do Valongo, teve sua origem no Convento de Santo Antonio do Valongo da Ordem dos Frades Menores, fundado em 25 de janeiro de 1640, por Frei Manoel de Santa Maria, e teve o início de sua construção em 1º de junho de 1641 e no dia 20 de outubro do mesmo ano, fundou-se a Ordem Terceira de São Francisco, que veio a ter influência marcante na permanência dos franciscanos no local.

Cabe citar ainda muitas outras fraternidades, se não centenárias, de grande importância para nosso Estado quer culturalmente, quer politicamente. Mas como um breve resumo de história de nosso Regional todas e todos os irmãos são parte desta história!!

Extraído de texto de Antonio Julio Martins, revista Paz e Bem

SEDE DO CONSELHO REGIONAL SUDESTE III

Largo São Francisco, 181 – 5º andar – sala 2

01005-010 – São Paulo/SP

E mail: contato@ofs-sp.org.br