Neste domingo, 20 de outubro de 2019, aconteceu em Santos nas dependências da fraternidade Santo Antônio do Embaré o encontro do 1° distrito das fraternidades de nosso Regional num clima de grande alegria e acolhimento.
Após a acolhida que foi realizada pelo ministro da fraternidade Raphael Rodrigues (146 irmãos estavam presentes) o programa do encontro foi explanado.
Iniciou-se com uma oração e a renovação da profissão dos irmãos.
Em seguida Frei Francisco, assistente espiritual da fraternidade, apresentou o tema:
O segredo de São Francisco de Assis. Apaixonado por Cristo.
‘Fazer penitência’ o que Francisco entendia com esta palavra tão presente em seu coração? Ela traz toda a novidade e a amplidão do Evangelho de Cristo. “O cristão é cristão por causa do encontro com Jesus. A vida cristã exige renúncia. Francisco fazia no seu tempo o que na época do Vat. II tentou-se fazer com o lema ‘derrubar as muralhas’. Derrubar o isolamento da Igreja, trazê-la de novo para o contato com o povo. Como imitar Francisco hoje? Neste período de reforma da Igreja como faz o Papa Francisco? Perguntas deixadas por Frei Francisco aos presentes.
A fraternidade anfitriã sorteou um livro que a irmã Lubélia (formadora da fraternidade São Francisco de Assis da Vila Clementino) foi a feliz ganhadora!
Conforme o programa, todos então se dirigiram à Basílica de Santo Antônio para a Celebração Eucarística.
Terminada a celebração um almoço oferecido pelos irmãos e irmãs da fraternidade foi servido.
A adoração ao Santíssimo Sacramento aconteceu na capela interna da fraternidade onde os irmãos e irmãs puderam agradecer e adorar Jesus Eucarístico.
Em um gesto fraterno foi oferecido aos irmãos e irmãs da fraternidade do Valongo um bolo de aniversário para comemorar os 378 anos de ereção da fraternidade Valongo.
Para encerrar foi feita uma explicação da arte sacra presente na basílica pelo irmão Fernando Gregório cujas obras de arte justamente concorreram para sua elevação ao grau de basílica menor.
Uma bela recordação foi a foto de todos em frente à entrada da Basílica.
“e o Senhor me deu Irmãos”
Paz e Bem.