Nesta segunda-feira dia 14 de outubro de 2019, em São Paulo/SP, a Fraternidade Santa Clara iniciou mais um Capítulo Eletivo. Com início as 20h00, estavam presentes 19 irmãos, entre eles o Assistente do Regional Frei Alvaci M. da Luz e também o coordenador do nosso 1º Distrito Fernando Gregório, pela Fraternidade, além dos irmãos professos e em formação estavam presentes os Assistentes Frei Walter de Carvalho Jr e Irmã Solange Novaes.
O início se deu com a leitura do Evangelho de São João (Jo 17, 20-26) Frei Alvaci disse que Francisco chama a atenção que os cargos são funções a serviço da Fraternidade, aqueles que exercem um cargo e aqueles que lavam os pés dos irmãos são iguais e devem se alegrar igualmente. Observou que a dificuldade nas fraternidades é a unidade, assim pediu que Cristo e Francisco sejam as inspirações e que as funções sejam assumidas com carinho, nesta direção pedimos a Cristo e Francisco que nos ajudem a manter a chama acesa. Conselho Eleito: MINISTRA: Claudia Kuhnen, VICE-MINISTRO: Adilson Ferreira de Oliveira, SECRETÁRIO: Rodrigo Fernandes Pereira Motta, TESOUREIRO: Sérgio Ricardo Pires, MESTRE DE FORMAÇÃO: João Pedro da Fonseca, COORDENADORA DA SEI: Maria da Penha Oliveira da Fonseca, ANIMADOR VOCACIONAL: Suk Kwon, ASSISTENTE ESPIRITUAL: Frei Walter de Carvalho Junior, OFM e Irmã Solange Novaes, FMCIM (Egito) , COMUNICADORA : Glória Maria Cordovani, JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação: Maria Helena Bosco Vaz.
Em seu testemunho a Irmã Solange disse que a votação foi permeada de muita alegria. Que sentiu muito entusiasmo nos presentes. Que sim, o espírito franciscano deve estar estampado nos olhos e no jeito de ser de cada um. Que seja uma marca a alegria, a Paz e Bem de Deus. E que cada um seja instrumento desta Paz e Bem. Fernando, citou que o testemunho da Fraternidade é o acolhimento e que a missão é testemunhar a alegria, desapego e acolhimento ao irmão. E que tudo isso herdamos mais de Santa Clara.
A Serviço do irmão:
A Fraternidade Santa Clara mantém um trabalho com a população em situação de rua. Todas as terças-feiras os voluntários distribuem 400 pães com ovos com café com leite nos dias frios ou chá gelado nos dias quentes. Um trabalho que é feito com muito amor e carinho. O amor é a expressão do que acreditamos.
Finalizando o Capítulo, Frei Walter destacou o sentimento de acolhimento mútuo no momento do convite para assistir à Fraternidade Santa Clara. Que a experiência está sendo muito boa. Desejou que o grupo ajude a Fraternidade e destacou a importância do JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação, um serviço que o próprio Papa Francisco convoca a todos a se empenharem para a Justiça, Paz e Ecologia.
Paz e bem!