FRATERNIDADE MENINO DE BELÉM RETIRO ESÍRITUAL “800 ANOS DO ENCONTRO DE FRANCISCO DE ASSIS COM O SULTÃO MALEK-AL-KHAMIL”

Nos dias 23 a 25 de agosto de 2019, a Fraternidade Menino de Belém,  juntamente com irmãs da Fraternidade Santa Inês (3) e com irmãs convidadas (5), todos de São Paulo, e a JUFRA de Campo Limpo Paulista com duas irmãs cozinheiras, que deram todo apoio logístico, realizou seu Retiro Espiritual, sobre o tema supra citado, sob a direção espiritual do frei Vitório Mazzuco, OFM.

Começamos com relato comentado do encontro de Francisco com o sultão Melek-Al-Khamil (Jacques de Vitry – in História Orientalis, FF pág. 1426). Depois, foi lido e comentado o texto sobre “Os que vão para o meio dos Sarracenos e outros infiéis”.

CORTESIA – RESPEITO – DIÁLOGO

Temas apresentados e refletidos nos trabalhos citados a seguir:

“Elementos essenciais da Espiritualidade Franciscana na Inter Religiosidade”, trabalho do frei Vitório.

Extraindo alguns pensamentos: “Um dos paradigmas modernos mais evidente hoje é este: há muito mais verdades no conjunto das religiões, quando elas dialogam entre si, do que no dogma isolado de cada uma delas”.

 “O franciscanismo, através de seu fundador, sempre acentuou a verdade que Deus se manifesta em todas as coisas. As coisas não são Deus, mesmo que isto seja expresso pelo panteísmo, mas Ele está em todas as coisas, como afirma o panteísmo franciscano. Tudo não é Deus; mas Deus está em tudo”.

“Que a nossa vida, a partir da experiência religiosa franciscana, seja mais rica em ouvir e dialogar com a vivência e a descrição que alguém possa fazer a partir da igreja ou seita que pertence. Há o visível, mas sabemos que a vida é feita, sobretudo daquilo que não se vê, que é a parte mais íntima de nossas escolhas: atitudes, sentimentos, afetos, fé, esperança e caridade. Que tudo isto salte para nossas práticas e relacionamentos!”

Em seguida lemos e refletimos sobre o belo trabalho do frei Sandro Roberto da Costa, OFM.: “Encontro de Francisco de Assis com o Sultão do Egito: A coragem da não conformidade por causa do Evangelho”.

“Francisco de Assis e o Sultão”. “De 1219 a 2019 o encontro de Francisco de Assis com o Sultão é um fato que mexe com as consciências. O que um mendigo esfarrapado vai fazer do outro lado de uma cultura não cristã, e passando por linhas orientadoras de uma Cruzada, sem usar armas, apenas a força da fé e do respeito?”

“Neste relato vemos como Francisco é contra qualquer tipo de guerra. Nasce o Santo da Paz!”