Frei Constantino Koser, OFM,, 100 anos de seu nascimento!

Frei Constantino Koser, OFM 

 “Um olhar positivo diante da realidade”

 Se estivesse vivo, Frei Constantino Koser, OFM, completaria 100 anos de vida neste mês de maio. Ele nos deixou um legado de sabedoria e um modelo de vida franciscana.
    “… Muitas vezes senti-me desanimado diante da realidade de hoje. Nesses momentos, com o recurso da oração, recorri também à história. Lendo e informando-me sobre o passado – de modo realista e não com a mentalidade nostálgica dos “bons tempos de outrora” – nunca levei muitas horas para convencer-me de que estava vivendo a melhor de todas as épocas, a mais favorável ao Evangelho, a mais propícia para a Igreja e a mais adaptada à forma de vida franciscana. E não creio que meu modo de pensar seja ingênuo ou infantil”.
     Nesse pequeno trecho do discurso de encerramento do Capítulo de Madri (Espanha), em 1973, Frei Constantino Koser, de um modo humilde e realista nos apresenta um caminho para ir além do desânimo: não esquecer do recurso da oração e de recorrer à história.

                                                                        Paz e bem!

Na manhã do dia 10 de maio, o Instituto Teológico Franciscano comemorou o centenário do nascimento de Frei Constantino Koser, que, além de professor de Teologia Sistemática, no ITF, foi o único brasileiro eleito Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores.
Na ocasião, Frei Elói Dionísio Piva, discorreu sobre a biografia de seu confrade, ressaltando a importância dele para a Ordem e, particularmente para o ITF. Frei Constantino colaborou intensa e entusiasticamente para a implantação da biblioteca do Instituto, adquirindo inúmeras obras de grande envergadura no campo teológico e doando, mais tarde, sua biblioteca pessoal, de Ministro Geral.

Mais informações em:

http://www.itf.org.br/