Caríssimo povo de Deus do Santuário Senhor do Bonfim, Paz e Bem!
Com a “Graça de Deus”, dia 02 de fevereiro de 2019, no Santuário Senhor do Bonfim às 15h, professarei meus votos perpétuos e, assim, convido-vos a participarem da Celebração Eucarística. Sou natural de Barra Bonita, interior de São Paulo, e iniciei meu processo de discernimento vocacional nos Franciscanos Menores Conventuais, em 2010, no centro vocacional Tenda Frei Paulo Oblak, no recanto franciscano – Santo André. No ano seguinte, na cidade de Curitiba, ingressei na casa de formação, Casa São Francisco, em que pude experienciar na vivência franciscana na Fraterna, na oração, nos diversos trabalhos, nos estudos de formação humana e filosóficos, no período de 3 anos. Desejoso de responder ao chamado de Deus, fiz o pedido para entrar no Noviciado, em 2014, em Caçapava, situada no vale do Paraíba. E nesse período propício de “um ano de retiro”, de reflexão, de oração, dos estudos das Fontes Franciscanas, das Constituições, da espiritualidade e dos votos religiosos, professei os meus votos temporários na Igreja São Benedito, cidade do Noviciado.
E aqui, período de maturação e de consolidação da vocação religiosa franciscana conventual, renovado por votos simples anualmente durante quatro anos resididos no Seminário Maior do Senhor do Bonfim na convivência fraterna religiosa e paroquial desta comunidade, Santuário Senhor do Bonfim, que caridosamente me acolheu, professarei os meus Votos Solenes, pela “Graça e Misericórdia de Deus”, de coração grato por todos aqueles que me ajudaram ao longo do caminho e por mim rezaram: muitíssimo obrigado e, também de modo especial, aos benfeitores do SOS Vocações que nos apoiam e colaboram com a nossa formação. Todavia, assim como Francisco, que escolhe viver segundo o Santo Evangelho na vivência entre irmãos, como o próprio Senhor o presenteou, faço meu lema de vida e de profissão religiosa usando de seu testamento 14:
“E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou que eu deveria viver segundo a forma do Santo Evangelho” (Test. 14)
Continuem rezando por mim, para que eu possa ser fiel à Vocação religiosa Franciscana no Seguimento a Jesus Cristo.
Frei Rafael Gomes, OFMConv