Mini Encontro ABC e Sapopemba 2018

CRISTÃO LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE

 Sal da Terra e Luz do Mundo  (Mateus 5,13-14)

O ano do Laicato pretende trabalhar os seguimentos de Jesus Cristo, sermos missionário na família, no trabalho, onde estivermos vivendo.

O documento 105  está dividido em três capítulos:

  1. O Cristão Leigo, Sujeito na Igreja e no Mundo.

Trata da descoberta da vocação e missão do cristão na igreja.

  1. Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo.

Jesus é o modelo para todo cristão, somos todos igreja temos compromisso com o Mundo.

  1. A Ação Transformadora na Igreja e no Mundo.

Somos chamados a serem Sal e Luz do mundo, estar a serviço dessa transformação, ser fiel a Cristo e ao próximo. O Evangelho e vivo, temos uma riqueza em nossas mãos. Somos chamados para sair, para Evangelizar.

Conclusão:

Como cristãos a nossa vocação é no mundo, é na igreja, de modo especial no mundo. Não podemos ficar reduzidos só na igreja, só na missa, nos terços, nas reuniões e no círculo bíblico. Não podemos ficar só internamente e pouco atuarmos na sociedade, na realidade do mundo. Claro que não devemos esquecer das nossas ações dentro da igreja, a nossa participação deve ser efetiva na igreja e fora dela.

Este documento se trata da igreja dando um encorajamento aos leigos e leigas, ressaltando a importância desses leigos na igreja e os orientando. No documento 105, é motivada a “Igreja em saída”; como vive, ensina e propõe o Papa Francisco.

Estamos em tempos de Francisco, ele prefere uma igreja acidentada, machucada e lameada, porque saiu em missão, do que uma igreja, arrumadinha, limpinha e bonitinha, pelo fato de estar parada e não exerce a missão. Leigos e leigas, somos capazes de opção, de assumir responsabilidades dentro e fora da igreja. Não tenham medo, pois somos ramos da videira, sem Jesus nada podemos fazer, então se nos alimentarmos da palavra de Deus, com certeza conseguiremos atuar dentro e fora da igreja com coragem e amor. Paz e Bem!

JESUS CRISTO ,O SENHOR, É A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA.