No capítulo II, parágrafo 4 da regra de vida dos franciscanos seculares, fala sobre a devoção à Virgem Maria: “A Virgem Maria, humilde serva do Senhor, disponível à sua palavra e a todos os seus apelos, foi cercada por Francisco de indizível amor e foi por elo designada Protetora e Advogada da sua família. Que os franciscanos seculares testemunhem a Ela seu ardente amor pela imitação de sua incondicionada disponibilidade e pela prática de uma oração confiante e consciente”.
Em aprofundamento e prática a esta regra, no dia 28 de julho de 2024, a fraternidade Nossa Senhora do Bom Sucesso (OFS) de Pindamonhangaba-SP, @ofs_pinda peregrinou ao maior santuário mariano, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
No espírito de convivência fraterna, os irmãos participaram da celebração eucarística no altar principal, a Santa Missa foi presidida por Dom Joércio Gonçalves Pereira, CSSR, bispo Emérito de Coari-AM. Na homilia Dom Joércio fez menção ao IV dia mundial dos avós e idosos e lembrou também que “o primeiro pão a ser repartido é o pão da sua vida. E não sejamos pão-duro com os outros, sejamos bons!”
A visita ao Santíssimo Sacramento para adorar, meditar e aprender a humildade de coração, faz parte da espiritualidade franciscana. Não são necessários fórmulas, mas o franciscano devoto, se o despojar, pode lançar mão de alguma das que se seguem. Após a Santa Missa, a fraternidade teve a oportunidade de visitar o santíssimo sacramento, fazer adoração e meditação.
Após visita ao santíssimo, o Assistente Espiritual da fraternidade Frei Gustavo Juno, CFP, proporcionou um momento de espiritualidade e reflexão mariana.
Em seguida, os irmãos tiveram momento especial e de muita emoção e devoção na sala das velas, onde expressaram honra e louvor ao Cristo e à Virgem Maria.