Tema: Espiritualidade Franciscana
Lema: Como ser um franciscano leigo nos dias de hoje?
No segundo domingo da Quaresma, a fraternidade Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Pindamonhangaba – SP, promoveu um retiro de espiritualidade franciscana. O evento ocorreu na comunidade São Francisco das irmãs franciscanas da terceira ordem seráfica (TOS), estiveram presentes leigos consagrados, religiosos e membros da comunidade.
O ministro local Tiago Cundari, após a oração inicial realizou a abertura acolhendo todos os participantes. Antes de iniciar as palestras e oficinas, os irmãos presentes se reuniram em círculo para a dança circular.
A primeira palestra foi realizada pela Irmã Inês Camargo (TOS) que abordou o tema “Como ser um franciscano leigo nos dias de hoje?”.
A segunda ministrada por Frei Marcelo Toyansk (OFM Capuchinhos). Frei Marcelo compartilhou um pouco da realidade das periferias onde desenvolve o trabalho de justiça, paz e integridade da criação. Apresentou as características essenciais que devem constar no DNA de um franciscano. Em seguida, os irmãos tiveram uma pausa para alimentar o corpo fisicamente e comemorar os aniversariantes do mês.
Após a pausa para o almoço, Frei Gustavo, CFP (Congregação dos irmãos dos Pobres de São Francisco), assistente espiritual da fraternidade, ministrou uma oficina de espiritualidade franciscana e oração.
Os participantes puderam olhar os principais pontos da vida, o que está bem, o que está mal e como melhorar. Tiveram momentos oportunos para se aproximarem mais de Cristo e refletir sobre o tempo da quaresma.
O evento ajudou a reascender a chama abrasadora que anima a caminhada dos franciscanos seculares professos, contribuiu no discernimento daqueles que estão no período de formação, iniciação ou de conhecimento, aprendizagem e aprofundamento do carisma franciscano.
O retiro encerrou com a Santa Missa presidida por Frei Bruno CFP. Durante a celebração, o ministro local, juntamente com a mestra de formação, acolheu quatro irmãos ao tempo de iniciação na Ordem Franciscana Secular, um motivo a mais para tornar o dia especial.
Por, Júlio Martins, Vice-ministro local e comunicador.