Nossa irmã morte veio nos visitar! ( 10/01/2021) Odette Gertrudes Luiza Altmann de Souza Campos

Paz e Bem!

Deus é AMOR e, quem permanece no AMOR, permanece em Deus e Deus nele!”

“O que fica é o Amor!”

Hoje, dia 17/01/2021, na esperança da ressurreição, nós da Ordem Franciscana Secular agradecemos pelo dom da vida de nossa irmã Odette, nossa amada Mami Odette, que partiu para a Casa do Pai no domingo passado, Solenidade do Batismo do Senhor.

Esse momento pretende ser um ato de louvor e agradecimento ao Senhor pelo imenso e precioso dom da vida de nossa querida Odette.

Aqueles que conviveram com Odette eram fortemente impulsionados a experimentar a Alegria, a Confiança, a Esperança do Senhor.

Odette nasceu em São Paulo no dia 04 de maio de 1940, filha de Ilse e Julian, irmã da Mônica, esposa do sr. Joaquim Theodoro, mãe da Juliana e do Henrique, mãe do coração da Dri, avó do Pedro, Sogra do Gerson e da Vera, Tia da Silvia, do Keko, da Gabi e da Adriana, Cunhada da Maria Leonor e do sr. Norberto, serva e irmã de todos e de todas… Quanto amor e cuidado para com todos!

Desde a sua infância, viveu num ambiente de muito amor, fé e cultura.

Formou-se em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo em 1962. O mestrado foi obtido em 1967 e o seu Doutorado em 1973. Falava várias línguas. Desde 1964 pôde formar diversas gerações do Curso de Letras. Na Pós-Graduação orientou diversas teses de doutorado e dissertações de mestrado. Desde 1997, Odette era professora aposentada do Departamento de Linguística (atualmente, Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas) da Unesp. Odette era uma professora muito culta e de grandiosa humildade!

Odette foi acolhida na Fraternidade São Bento de Araraquara, Ordem Franciscana Secular,  no dia 14 de maio de 1994. Fez sua profissão definitiva no dia 11 de outubro de 1997. Serviu a fraternidade como Secretária, Ministra, Vice-Ministra, Tesoureira, Coordenadora do Serviço aos Enfermos e Idosos, Coordenadora da Comunicação etc. Durante sua vida como Franciscana Secular, Odette se demonstrou uma pessoa de muitos valores e vivências. Seguiu verdadeiramente Cristo humilde, pobre e crucificado. Viveu o Evangelho e fez de sua vida um Evangelho vivo.

 Era muito alegre, otimista, comunicativa, orante, sempre disposta e participativa de cursos e Capítulos do Regional. Tinha um jeito peculiar de cumprimentar os irmãos com a saudação Paz e Bem, extremamente generosa  em sua missão de evangelizar, acolher e despertar o gosto e o prazer de ler em crianças, jovens e adultos da comunidade São Francisco. Dedicou-se na promoção da vida dos mais necessitados e exerceu sua missão com felicidade, dedicação, zelo e amor, especialmente no Centro de Encontros Comunitários São Francisco de Assis, na cidade de Trabiju, além de um trabalho muito lindo no Nosso Boletim, escrevendo por muitos e muitos anos o “Pense Comigo”.

Acompanhamos quão devotada foi sua vida no cuidar e amar o sr. Joaquim, particularmente no longo período de sua doença. Ela o envolvia em suas atividades apostólicas, nos grupos da Palavra e provamos o quanto ele se sentia integrado e fortalecido por essas experiências.

O carisma franciscano que a plasmou renovou fortemente em sua vida com frutos concretos nos diversos espaços que transitava, ‘fincando’ a sua vida na Eucaristia, na Palavra e no Irmão.

O Pão da Eucaristia do qual Odette era nutrida diariamente era o grande segredo para levar a frente as situações que enfrentava, com Paz, Serenidade e Confiança na Misericórdia de Deus. Essa união com Ele era o alicerce para a ação. Levava também a Eucaristia aos condôminos. A Palavra enraizada profundamente em Odette era insistente e proclamada. Desde os pequeninos e desfavorecidos, como aos moradores do Condomínio, com uma veemência, força e convicção que era difícil de sair desses encontros sem ter provado os frutos da Palavra: alegria, paz, entusiasmo etc.

Éramos envolvidos em muitas iniciativas, cujo protagonismo era do Irmão, cuja face era Jesus: a Evangelização e as oficinas no São Francisco em Trabiju; as celebrações em família com a leitura do Evangelho e a reza do santo terço; as visitas aos doentes; o Natal das crianças desfavorecidas, com organização, logística e distribuição de amor e de presentes; as doações para os mais vulneráveis; os bazares para os pobres; as Celebrações Eucarísticas, toda quarta-feira, e os irmãos idosos e doentes no Lar São Francisco, que mereciam receber as visitas e as bênçãos; as novenas de Natal  e celebrações fraternas no Condomínio; tantas bênçãos de São Francisco  àqueles que solicitavam … no Lar, na Pintura, na Hidro, em casa…

Com esse tempo desafiador da pandemia precisou ficar ‘afastada’ fisicamente de muitas atividades, porém continuou evangelizando pelo whatsapp e cuidando de prover o que fosse necessário para estar de qualquer forma presente, ajudando, como sempre.

Apesar de sua saúde mais fragilizada, continuou firme, com muito amor, coragem e resiliência, reaprendendo com muita força de vontade, alegria e disposição a falar e a escrever… Participava da Santa Missa na TV Aparecida todos os dias e foi agraciada com a Santíssima Eucaristia antes de seguir para o hospital. Até a sua ‘partida’ para o céu testemunhou a fé, e o seu grande amor a Deus e aos irmãos, espalhando muitas bênçãos e alegria, irradiando luz, amor, paz e bem…

Em todos esses breves acenos de lembranças ricas, fortes, presentes, pudemos constatar o carinho, a alegria, a doação e o fervor apostólico fundado no grande Amor a Jesus.

Sentimos hoje que Odette deixa atrás de si um rastro luminoso de muitos atos de amor, que fez muitos deles no anonimato, Odette e o Rei!

Por isso, tudo brevemente assinalado, estamos oferecendo ao Senhor esse grande presente: a vida da Odette!

Ação de Graças pela vida da Odette, nos eleva uma vez mais ao Senhor, vendo nela um grande incentivo a sermos cristãos coerentes. Agradecemos por termos tido o privilégio de participar dela, de ter aprendido um pouco mais com ela a fixar os olhos no Céu, a buscar as coisas do alto, a levar para lá o tesouro que a traça não corrói.

Mami Odette,

nos  sentimos  abençoados e abençoadas  por toda sua força, alegria , fé e caridade!

Cumpriu sua missão com louvor! Excelente! Nota 100!

Honramos  toda sua história, de fé e de vida, feita acolhimento, amor e serviço.

Dela ganhamos o maior presente: a vida em Deus!

Agradecemos o seu SIM generoso durante toda sua vida, como filha, irmã, professora, educadora,  esposa, mãe, cristã, franciscana…

Agradecemos ao Criador cada momento que passamos juntas e temos a certeza de que São Francisco a recebeu no céu, junto com Maria, José, Clara, todos os anjos e Santos e confiamos  que  já está com nosso pai, avós…

Agradecemos as orações e carinho de todos que rezaram por ela, que a acompanharam e cuidaram dela nesse tempo em que esteve em ‘isolamento’, devido a pandemia, e doentinha…

 Acreditamos que descansou em Deus, sob a proteção de Nossa Senhora dos Anjos e a intercessão de São Francisco e de Santa Clara de Assis, depois de uma vida plena de amor, feliz, doada e realizada

“A dor da separação se apoia na certeza do reencontro!”

Já sentimos  muitas saudades…

Fica em paz, Mãe, Mami, Odette!

Nos vemos…

Que Deus conceda a ela o céu e a paz!, a nós, a consolação e a força!

Gratidão! Gratidão! Gratidão!

Paz e Bem!