Reunião virtual – fraternidade Santa Clara – RibeirãoPreto.

A imagem acima é de antes da pandemia enviada pelos irmãos da fraternidade.

Relatório de atividades da Ordem Franciscana Secular Santa Clara, de Ribeirão Preto

 

            Paz e Bem!

            Como não é novidade para ninguém, a pandemia de Covid-19 que assola o mundo todo, também nos afetou. Até podemos ousar e dizer que nós estamos sentindo muito mais; estamos sem a alegria de nossos encontros, sem os abraços fraternos e calorosos, sem olhar nos olhos do irmão. Enfim, estamos aprendendo e nos adaptando a nova realidade. E, não podemos deixar a peteca cair.

            Nossa Fraternidade já está um pouco madura, em termos de idade de nossos irmãozinhos. Portanto, ainda enfrentamos algumas dificuldades em nos relacionar apenas virtualmente. E muitas coisas temos aprendido fazendo.

            Temos um grupo de mensagens, no qual nos interagimos diariamente, já há algum tempo. Nele sempre comunicamos algo, pedimos orações, dividimos momentos bons e momentos desafiadores, pedimos socorro quando necessário e nos ajudamos. Agora não tem sido diferente. Através dele colocamos o material recebido do Regional, temos a oportunidade de discutir e trocar ideias. Outra estratégia que temos utilizado, para envolver todos na preparação de algo para a fraternidade, é montar uma escala semanal, de forma que um irmão por dia fique responsável para postar algo de sua escolha dentro do carisma franciscano, podendo ser oração, música, vídeo, texto, enfim, algo de sua escolha que leve a fraternidade a refletir.

            Os formandos também tem se adaptado a nova fase e estão se encontrando virtualmente. Primeiro trocam o material a ser trabalhado naquele encontro para conhecimento prévio; depois combinam um horário para se conectarem ao mesmo tempo e poderem compartilhar ideias, sanar dúvidas e confraternizarem. Enfim, temos caminhado, não da forma que planejamos no inicio do ano, mas com as adaptações necessárias, preocupando-nos e, acima de tudo com os irmãos de idade mais avançada e os que já sofrem com alguma comorbidade.  E, sem dúvida alguma, ansiosos para retomarmos nossa rotina fraterna.

 

Ribeirão Preto, 03 de junho de 2020.