Paz e bem!
Divulgamos abaixo a tradução da carta enviada pelo Ministro Geral da OFS, Tibor Kauser, sobre a situação do coronavírus.
O documento original segue em anexo acima.
Roma, 12 de março de 2020
Queridos irmãos e irmãs de todo o mundo:
Que o Senhor lhe dê sua paz!
Estamos vivendo dias e semanas incomuns, que exigem decisões incomuns e uma atitude incomum. Ainda não sabemos quais são os planos de Deus que podemos usar nessa situação tão sério. No entanto, tenho certeza de que Deus está preparando uma grande surpresa para nós.
Recebemos notícias de todo o mundo sobre a epidemia de coronavírus que está se espalhando rapidamente. Em algumas partes do mundo, é especialmente sério e estamos preocupados, enquanto outras partes estão livres (do vírus) ou pouco afetadas.
Como franciscanos seculares, vivendo no mundo, devemos cumprir fielmente os deveres de nossas várias circunstâncias na vida (ver Regra OFS 10). Hoje, isso é ainda mais exigente, pois temos que deixar nossos hábitos confortáveis e nos adaptar cuidadosamente às novas circunstâncias. A solidariedade e a vida fraterna ganham um novo significado.
Antes de tudo, convido vocês a se juntarem às minhas orações por todos que estão se vendo afetados pela epidemia, particularmente pelas pessoas da Itália, China e Coréia do Sul, que são os países mais afetados no momento, mas isso está mudando dia a dia e outros também sendo seriamente afetados. Vamos orar por aqueles que sofrem da doença, por aqueles que eles cuidam dos doentes e por todos, para que tenhamos sabedoria e paciência para nos comportarmos apropriadamente, tanto física como espiritualmente, e para que possamos superar esse fardo mental e material.
Viver no mundo nos chama a estar mais atentos àqueles que têm mais dificuldades nesta situação ou que estão enfrentando mais riscos. Existem muitos irmãos e irmãs mais velhos em nossas fraternidades que precisam de mais atenção e cuidado fraterno. Peço-lhes que prestem especial atenção aos necessitados. Temos que ser mais disciplinados, já que cada um de nós tem uma maior responsabilidade pessoal por nossos irmãos, por nossos vizinhos. Tenho certeza de que Deus está nos dando a oportunidade de fortalecer nossa vida fraterna, mesmo se houver menos encontros pessoais.
As medidas das autoridades declaram a situação mais a cada dia. Algumas das medidas tomadas e o que as autoridades seculares e eclesiásticas podem nos surpreender ou nos chocar. No entanto, temos que acreditar que eles são para o bem comum e, como não há outra autoridade além de Deus (Rm. 13,1), temos que respeitá-los, embora às vezes nos custe entendê-los. Deus está sempre nos fornecendo bens materiais e espirituais.
Vamos abrir nossos corações para ouvir o que o Senhor está nos dizendo deixando esta situação acontecer. Que o Senhor nos ajude a saber também qual é o nosso dever hoje.
Seu ministro e irmão menor,
Tibor Kauser
Ministro Geral