No dia 17 de novembro a Fraternidade da OFS das Chagas celebrou a padroeira Santa Isabel da Hungria e o III Dia Mundial dos Pobres num gesto concreto em parceria com a Pastoral da Criança da Paróquia e o Santuário São Francisco.
Nesta data, na Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, na cidade de São Paulo, os irmãos da fraternidade, as famílias e crianças atendidas pela pastoral, que residem numa ocupação perto do Santuário, se reuniram para celebrar a vida. O momento teve início com a Missa solene presidida pelo assistente espiritual Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, que frisou o despojamento, a coragem e o amor que Santa Isabel da Hungria manifestou durante sua vida ao Cristo pobre e humilde. Com uma história que vai da riqueza e nobreza de sua época à decisão por uma vida simples, ela ingressou na Ordem Terceira, cativada pelo carisma franciscano, dedicando sua vida aos mais pobres e doentes.
“Sua mensagem, que a converte em uma figura realmente atual, ganha força em suas duas grandes paixões: a paixão por Cristo e a paixão pelos pobres. Uma dupla paixão que a coloca em perfeita sintonia espiritual e carismática com Francisco. Sua paixão por Cristo levou-a a assumir o Evangelho como sua forma de vida, e a vivê-lo no mais genuíno estilo de Francisco: simplesmente, sem rodeios, em todos seus aspectos espiritual e material.” Fr. José Rodríguez Carballo, OFM (Ministro Geral da OFM, 2006)
Após a benção de Santa Isabel os presentes participaram de um café colonial preparado e servido com muito carinho. Pães, sucos, café, leite, frutas, tapioca, cuscuz, canjica e bolos foram saboreados por mais de 120 participantes, que partilharam, também, a grande alegria que o momento proporcionava. Ao final, foram entregues para as crianças kits com material de higiene, doces e um livreto infantil com a história de São Francisco de Assis. Cada família também recebeu uma cesta básica, doadas por benfeitores do Santuário.
Essa atividade em parceria foi planejada a partir do estímulo do querido Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres: somos todos filhos de um mesmo Pai. Nesse mesmo dia foram convidados irmãs e irmãos da fraternidade que estão no SEI – Serviço aos Enfermos e Idosos para juntos partilhar o café e participar da festa da padroeira da OFS.
De acordo com a Ministra da fraternidade, Maria Aparecida Crepaldi, “foi muito oportuno festejarmos ao mesmo tempo a festa de nossa patrona, cuja a história tem tudo a ver com os pobres e ao mesmo tempo celebrar de modo especial o dia mundial do pobre instituído pelo Papa Francisco. Vivenciamos um dia diferente, no qual pusemos em prática a caridade fraterna, que devemos viver com todos e, de modo especial, com os mais desvalidos de nossa sociedade. Creio que essa oportunidade trouxe uma reflexão especial para toda a Fraternidade e foi muito positiva”.
É desejo da fraternidade a continuidade desse trabalho. Que Santa Isabel da Hungria, com seu testemunho de vida, fé e caridade, interceda por todos!
Texto: Maria Aparecida Brito