Miniencontro das Fraternidades da Capital e Guarulhos da OFS
No último domingo, 23 de Junho, realizou-se nas dependências da Paróquia São Francisco de Assis, o Miniencontro das Fraternidades da Capital e Guarulhos da Ordem Franciscana Secular, com o tema “Justiça e Paz”. Estiveram presentes irmãos e irmãs das Fraternidades das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, Imaculada Conceição, Santa Inês de Assis, Frei Galvão, Santo Antônio do Pari, Bom Jesus das Oliveiras, Menino de Belém, São Boaventura, além dos irmãos e irmãs da Fraternidade anfitriã, São Francisco de Assis (Vila Clementino).
Art. 15 da Regra
No início do encontro, o ministro regional, Antonio Julio Martins, recordou o art. 15 da Regra da OFS, que estimula a participação dos franciscanos e franciscanas seculares na promoção da justiça social, e destacou a atual proposta de reforma da previdência, que privilegia uma minoria economicamente poderosa em detrimento dos mais pobres, perpetuando uma situação de manifesta exploração diante da qual não podemos nos manter inertes.
Como franciscanos e franciscanas, estamos fazendo algo ativo pela paz?
O irmão Angelo Fernando Vaz Rosa, da Fraternidade São Francisco de Assis, iniciou a exposição do tema do encontro propondo aos presentes a seguinte reflexão: como franciscanos e franciscanas, estamos fazendo algo ativo pela paz?
O expositor lembrou que o estado de paz se alcança com a prática de atos justos, pois “o objetivo da justiça é a construção da paz”, e que “lutar pela justiça é como lutar pela água que se precisa beber”, fazendo referência ao Evangelho de São Matheus 5, 6, que diz “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!”.
Após o almoço comunitário, os irmãos e irmãs foram convidados à partilha do tema do encontro, participando de uma dinâmica que envolvia um “Decálogo para uma espiritualidade da não-violência franciscana”, na qual todos puderam refletir e compartilhar com todo o grupo as práticas exigidas pela “não-violência transformadora”.