Leia a carta e a tradução para o português logo abaixo feita pelo irmão Márcio Bernardo.
Roma, 17 de abril de 2019.
Caros irmãos e irmãs,
Uma calorosa saudação franciscana a todos! É um prazer escrever para vocês por ocasião da celebração do 30º aniversário dos Franciscanos Internacionais (FI). Como você sabe, FI é o único projeto ministerial que a Família Franciscana tem em comum. Foi criado de baixo, trinta anos atrás, da visão de vários irmãos e irmãs inspirados pelo sonho de compartilhar, através das estruturas das Nações Unidas (ONU), a nossa mensagem e nossos valores franciscanos em todo o mundo. Nos últimos três décadas, a FI passou por várias mudanças, mas continuou com o seu compromisso de servir à paz, aos pobres e ao planeta.
Em um passado não muito distante, o FI passou por um período difícil e foi desafiado a passar por uma revisão completa e uma renovação. Temos o prazer de informar que este processo foi finalizado. Do ponto de vista financeiro, as despesas diminuiram e as receitas foram reorientadas de tal forma que dois terços das nossas entradas agora são investidos no programa de promoção. Nossa equipe dedicada e competente é guiada por um Plano Estratégico de quatro anos que foi adotado há dois anos, e que recentemente foi revisado e atualizado por mais dois anos. O Conselho Internacional de Diretores (IBD) foi simplificado; agora é composto por oito membros (OFS, IFC-TOR, TOR, Franciscanos Anglicanos, OFM Cap, Conv. OFM OFM e Diretor FI Executivo). O IBD trabalha bem com o pessoal e mantém um bom relacionamento com a Conferência da Família Franciscana (CFF). Talvez seja do seu interesse saber que recentemente FI recebeu um prêmio da UNICEF, que o reconhece ter sido feito o melhor uso das estruturas e processos das Nações Unidos em seu trabalho sobre as “crianças bruxas” no Benim.
Ao comemorarmos este 30º aniversário, agradecemos o trabalho de tantos que fizeram do FI uma organização altamente respeitada no Nações Unidas: respeitada pelo pessoal da ONU, pelas delegações de países, por grupos religiosos, por outras ONGs e organizações da sociedade civil que trabalham conosco. Ao mesmo tempo, temos que olhar para o futuro. Enquanto a situação atual da FI é “equilibrada”, as finanças ainda são apertadas e desafiadoras. Nós não procuramos nos tornar um grande organização, mas poderíamos fazer o nosso trabalho na ONU de maneira mais eficaz se a nossa equipe não fosse tão pressionada para encontrar tempo para solicitar recursos necessários para que nossas operações funcionem.
Com este espírito, nós pedimos a você em primeiro lugar para continuar orando para o sucesso do FI. O espírito por trás do FI é o que mantém nosso trabalho vibrante e eficaz. Ao mesmo tempo, perguntamos a você que considere fornecer suporte financeiro para FI. Talvez você poderia fazer uma contribuição especial durante a celebração do neste 30º aniversário, além da doação anual para o trabalho do FI. Talvez você também possa conhecer outras pessoas interessadas em apoiar o trabalho que o FI está realizando na ONU; por favor, se aproxime delas e compartilhe nossa visão sobre defesa direitos humanos em todo o mundo, de acordo com a perspectiva de nossos valores franciscanos. O pessoal do FI e os membros do IBD estão prontos para lhes fornecer qualquer informação necessária a este respeito.
Agradecemos a todos aqueles que, durante esses 30 anos, generosamente contribuíram com o FI. Nós chamamos todos membros da Família Franciscana para se juntarem e apoiarem espiritualmente e economicamente o trabalho de FI, buscando assim promover hoje o Reino de Deus em nosso meio!