A Europa está retirando recursos naturais demais da Terra

A Europa está retirando recursos naturais demais da Terra

 

Por Roger Harrabin, Analista ambiental da BBC news

As pessoas na Europa estão retirando mais do que sua parcela justa dos recursos do mundo, diz um relatório atual.

Ele diz que os europeus emitem muito carbono, consomem muita comida, usam grandes quantidades de madeira e ocupam muito espaço construído.

O relatório do grupo ambientalista WWF e da Global Footprint Network diz que os europeus contribuem desproporcionalmente para esgotar os recursos.

O governo do Reino Unido diz que está liderando o mundo na tentativa de reduzir o impacto da Europa no planeta.

Mas o relatório diz que, se todos no mundo tivessem o mesmo impacto ambiental que a média de residentes da UE, 10 de maio seria a data em que os humanos teriam usado tanto da natureza quanto o planeta pode renovar anualmente.

É por isso que os grupos nomeiam 10 de maio como o Dia da Ultrapassagem dos limites da Terra na UE. Para o resto do ano, dizem eles, os europeus viverão esgotando o “capital natural” da Terra.

  • Muitas companhias aéreas ‘não permitem’ compensação de CO2
  • Humanos ameaçam 1 milhão de espécies com extinção
  • Plano de 25% do orçamento da UE para combater as alterações climáticas

Isso significa mais emissões de carbono do que os ecossistemas naturais do planeta podem absorver; mais vida vegetal destruída pelo desmatamento do que a natureza pode regenerar; áreas de pesca esgotadas; erosão do solo e perda de espécies.

O relatório diz que a UE e seus cidadãos estão usando atualmente o dobro de recursos do que os ecossistemas da própria UE podem renovar.

Acrescenta que a UE usa quase 20% da “biocapacidade” da Terra, embora represente apenas 7% da população mundial.

Em outras palavras, 2,8 planetas seriam necessários se todos consumissem à taxa do residente médio da UE.

O relatório surge um dia depois de os líderes da UE terem realizado uma conferência sobre o futuro da Europa na Roménia e duas semanas antes das eleições para o Parlamento Europeu.

A aviação responde por 2% das emissões globais de gases de efeito estufa induzidas pelo homem

Recomenda mudanças urgentes para proteger e restaurar totalmente a natureza na Europa até 2030 e para reduzir quase completamente as emissões de carbono da UE até 2040.

A UE aspira a uma melhor utilização dos recursos do mundo. Ele tem uma motivação para a chamada “economia circular”, na qual os recursos são continuamente reutilizados, reaproveitados ou reciclados.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, delineou propostas na conferência desta semana da UE para o bloco para proteger melhor a natureza, melhorar as práticas agrícolas e avançar para emissões líquidas de gases de efeito estufa.

Oito países, incluindo a França, apoiaram a ambição da rede zero até 2050. Mas os observadores da cúpula na Romênia dizem que o plano não conseguiu o apoio de outras nações, incluindo – principalmente – a Alemanha.

O governo do Reino Unido está atualmente considerando uma proposta para emissões líquidas zero.

Um porta-voz disse: “Queremos deixar nosso ambiente em um estado melhor do que o encontramos.

“Nosso Plano Ambiental de 25 anos delineia medidas para alcançar essa ambição e a próxima Lei Ambiental colocará a ambição ambiental e a prestação de contas no coração do governo.

Fonte BBC News