O exemplo dos franciscanos contagiou a sociedade da época, e tambem alguns casais foram ao encontro de Francisco pois desejavam viver da mesma forma que os irmãos, ou frades menores.
Francisco ouviu a solicitação, pediu um tempo, colocou a questão em oração e conforme o Senhor instruiu; assim respondeu aos casal.
-Vocês optaram pela vida matrimonial e é lá que vocês encontrarão a santificação!
-A santificação do casal, está na vivencia do evangelho no lar, no trabalho honesto de cada dia, e na educaçãodos filhos, segundo a vontade de Deus.
O casal Luquésio e Buonadona, insiste e o pai Francisco os acolhe como Irmãos da Penitencia, vivendo no lar, no matrimonio, no trabalho, e com os filhos o Carisma Franciscano, porem com uma regra especifica, era o ano 1221.
Luquésio era um bem-sucedido comerciante da Toscana conhecido por muitos como homem ganancioso. Sua esposa Dona Bona, era uma mulher simples, piedosa e dedicada, ocupava-se em ajudar o marido no comércio e nos trabalhos domésticos. Mulher forte na oração e na caridade.
Luchesio ao conhecer o pobrezinho de Assis, Francisco e dele ouvir exortações, sente-se tocado pela graça e muda radicalmente de vida.
Ele com sua esposa, decidem vender o comércio compraram algumas terras para servir de sustento para a familia, e o que restou distribuiram aos pobres.
Como primeiros irmãos da terceira ordem, os penitentes Luchesio Dona Bona, dedicam-se aos apostalado nas familias e entre os casais. São generosos com todos e para com todos testemunham o amor de Cristo.
Luchesio morreu por volta de 1260 bastante idoso e Dona Bona alguns anos depois.
O nosso casal Franciscano é invocado com o padroeiro dos bem-casados, e quando algum casal esta com dificuldades no relacionamento.
Em alguns lugares as imagens dos Beatos é apresentada com um prato nas mãos e sobre ele está o queijo do céu. Esse queijo, conforme uma antiga tradição, foi preparado pelos anjos e só pode ser cortado e servido pelos esposos fiéis.
No capitulo II da regra e vida dos franciscanos seculares, quanto a forma de vida lemos:
IV- A regra e a vida dos franciscanos seculares é está: observar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens.
A ordem Franciscana secular é constituida por fraternidades abertas a todos os Cristãos Seculares. Nelas há lugar pra jovens, homens, mulheres, casados, viuvos e celibatarios no mundo de clerigos e leigos, de todas as profissões enfim para todos os que se dispõem a viver o evangelho no mundo.