Encontro de Formação Regional Sudeste – Conhecer para melhor servir.

Terceiro e último dia do encontro

Neste último dia do Encontro de Formação as atividades foram iniciadas com as apresentações da Maria Aparecida Stéfani Prado (Animadora Fraterna da JUFRA) e David Stéfani Prado (Formador Regional da JUFRA). Os assuntos abordados foram “Diretório das Mútuas Relações OFS e JUFRA” e “Diretrizes de Formação da JUFRA”.

A irmã Maria Stéfani Prado fez breve histórico dos documentos que consolidaram a formação dos jovens franciscanos. Por outro lado o irmão David Stéfani Prado apontou as diversas etapas da formação até a profissão definitiva do Jufrista.

Maria Stefani Prado

David Stefani Prado

Em continuidade aos assuntos do Encontro, frei Marcelo Toyansk falou sobre o JPIC-Justiça, Paz e Integridade da Criação.
“A justiça, paz e integridade da criação são, em primeiro lugar, valores bíblicos e, em segundo lugar, uma instituição eclesial, criada para promover na Igreja e em cada um dos cristãos e em todos os organismos eclesiais a vivência e o compromisso em favor desses valores”.
São Francisco é o santo da paz e patrono da ecologia. É o santo da fraternidade e da justiça. Então, tem muito a ver com o carisma franciscano secular no mundo de hoje.

Frei Marcelo

O frei Marcelo disponibilizou o blog  jpic.capuchinhos.org.br  onde há todo um acervo de informações a respeito deste tema.

Finalizando o encontro, os presentes participaram da Celebração Eucarística,presidida pelo Frei Gerson, guardião do Seminário Santo Antônio.

Num gesto de envio para a missão, Antônio Júlio (Ministro Regional) e Bernadete de Lourdes Franco Pereira (Coordenadora de Formação Región), entregaram, ao final da missa, para cada um dos irmãos e irmãs participantes do encontro, um ramo de palmas, que foi abençoado missa de Ramos.

E assim encerrava-se o II Encontro de Formação do Regional SP.

Paz e Bem !

Segundo dia do encontro

 

Neste segundo dia do Encontro de Formação, foram apresentadas as práticas dos diversos serviços.
Inicialmente a Irmã Claudenice Aparecida Sabadin fez reflexão sobre o tema do Encontro: “Conhecer para melhor servir”.
Disse ela: “conhecer Deus é ter um relacionamento vital com ele, caracterizado por fidelidade e enraizado em amor, confiança profunda e constante consideração.
É a pessoa agir de uma maneira que enobrece esse relacionamento, que a solidifica , que promove o seu bem-estar.

Irmã Claudenice Aparecida Sabadin 

A seguir a irmã Denize Aparecida Marum Gusmão apresenta orientações sobre a realização de Capítulo Eletivo.
Para o Coordenador Distrital, ela disse que: “deve existir uma relação recíproca entre o Coordenador e o Ministro Regional. O Coordenador estabelece contato com a Fraternidade mantendo-se informado sobre os acontecimentos, orientando o Ministro Local.
A sua atuação é essencial para a boa caminhada das Fraternidades.
O Coordenador Distrital preside os Capítulos Eletivos e realiza as visitas fraterno -pastorais em nome do Ministro Geral.

Irmã Denize Aparecida Marum Gusmão 

Prosseguindo o irmão José Juvenal da Silva apresenta as orientações práticas para a realização dos Capítulos.
Disse que: “entende-se por Capítulo uma Assembleia Geral de uma Ordem ou Congregação.
A partir da segunda metade da Idade Média, as Assembleias passaram a ser chamadas de Capítulos.
O Capítulo não é uma assembleia profana, mas uma celebração, pois torna presente o Cristo.
O Capítulo é o tempo e lugar em que os irmãos e irmãs, unidos num só coração e numa só alma, buscam assim as inspirações do Espírito Santo e seu Santo modo de operar.
Os Capítulos podem ser avaliativos/celebrativos e eletivos.
No Capítulo de Avaliação e Celebrativo os irmãos e irmãs revivem a caminhada do ano anterior e projetam as ações futuras, além, claro, de celebrar as graças recebidas.
Quanto ao Capítulo Eletivo, ele é realizado a cada três anos, quando são eleitos os membros do Conselho.

Irmão José Juvenal da Silva.

Por sua vez a irmã Maria Bernadette Nabuco do Amaral Mesquita apresentou as orientações sobre a Visita Fraterno-Pastoral.
“Trata-se de gesto de amor, cortesia, partilha, atenção, alegria. Não é inspeção.
A visita deve ser pedida periodicamente pelo Ministro aos competentes superiores ( religiosos e seculares).
A visita visa favorecer a fidelidade ao carisma, reavivar o espírito evangélico Franciscano, a observância da Regra e as Constituições Gerais, oferecer ajudavá vida da Fraternidade m, consolidar o vínculo da unidade da Ordem.
A visita, na sua plenitude de realização, deve ter quatro momentos:
-com a Fraternidade
-com o Conselho
-com os irmãos e irmãs enfermos e idosos
-com os vocacionados/formandos.

Irmã Maria Bernadette Nabuco do Amaral Mesquita 

Frei Zilmar conduziu a oração da tarde, em forma de dinâmica.

Primeiro dia do encontro

 

Iniciou-se nesta sexta-feira 12 de Abril, e irá até o próximo domingo, o II Encontro de Formação do Regional Sudeste SP da Ordem Franciscana Secular. Esse encontro formativo está sendo realizado no Seminário Santo Antônio, na cidade de São Pedro. Participam aproximadamente 110 irmãos e irmãs do Estado de São Paulo. Com o tema “Conhecer para melhor servir” , durante esses dias serão apresentados, discutidos e assumidos os diversos serviços a que os franciscanos seculares se submetem pela vocação.
Na abertura o Ministro Regional, Antônio Júlio, disse que diante das dificuldades nos Capítulos Locais, e agora com a proximidade do Capítulo Regional, faz-se necessário reforçar a formação para os diversos serviços desses Conselhos.
Disse, ainda, que a vida franciscana não precisa de “não” mas de “sim”. Ao final conclamou “ que sejamos o “sim” em todos os momentos, especialmente na vida em Fraternidade.

 

O Ministro Regional e os irmãos e irmãs lavam os pés uns dos outros, repetindo o gesto de Jesus, sinal de humildade e de serviço, tão próprios de São Francisco.