Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-Amazônico

Brasília, 31 de janeiro de 2019
Irmãs e Irmãos,
O Senhor lhes dê a paz!
Há pouco tempo fomos surpreendidos pelo Papa Francisco com a convocação do Sínodo Pan-Amazônico. Pela primeira vez na história do cristianismo, estamos diante de algo inédito: a Igreja quer tratar da realidade do “pulmão do mundo”!
A realidade da evangelização, as diversas culturas dos povos originários, os desafios daquele grande ecossistema, as ameaças do extrativismo desenfreado, diz respeito a toda humanidade, pois, diz da vida humana no planeta.
Sinto que, ainda não nos demos conta da importância deste Sínodo. Muitos entre nós pensam que este deve-se somente aquele povo, aquela região, aquela Igreja.
Além de todo contexto ambiental em contínua ameaça de devastação, que compromete a vida do planeta, as questões ligadas aos povos originários amazônicos com a vida e cultura ameaçadas, há outra questão tão importante quanto estas, o surgimento de um novo modelo e sujeito eclesial. Uma nova eclesiologia, novas formas ministeriais, novo modelo para a Vida Religiosa Consagrada, estão em gestação.
Ainda não nos demos conta disto! Já está bastante claro, no caminho pré-sinodal que estas e outras questões devem ser objeto de um longo diálogo, novo e de resoluções surpreendentes. Já se fala da ordenação de homens casados de fé comprovada. Já se fala de um novo modo de celebrar o Mistério Pascal, e já se fala de um novo modelo de VRC que contempla as culturas locais. A Vida Religiosa Consagrada, de matriz europeia, tem mentalidade e estruturas que não coadunam com a mentalidade e cultura autóctones, daí o contínuo desgaste na promoção vocacional.
Ainda não percebemos que este Sínodo poderá trazer uma novidade do Espírito, bem similar ao Concílio Vaticano II.
Por isso, a Conferência da Família Franciscana do Brasil, deseja que todos os irmãos e todas as irmãs se dediquem ao estudo, ao debate, a reflexão e a oração sobre este caminho sinodal.
Para contribuir no aprofundamento da temática Sinodal à luz da Espiritualidade Franciscana, realizaremos o Fórum Franciscano sobre o Sínodo Pan-Amazônico, dias 4, 5 e 6 de julho de 2019, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Será muito importante a presença, sobretudo dos Ministros e Ministras, formadores e formandos de nossas Fraternidades, não apenas da região Amazônica ou que ali têm presença, e sim de todas as regiões do Brasil.
O Fórum acontecerá no Centro Arquidiocesano e teremos a colaboração de Dom Sérgio Castriani (Arcebispo Metropolitano de Manaus), Moema Miranda (OFS), Frei Luiz Carlos Susin (OFMCap), Frei Florêncio Vaz (OFM) e assessores da REPAM.
Peço-lhes encarecidamente o empenho para que se façam presentes, como também, que despertem o interesse nas Fraternidades para o Sínodo Pan-Amazônico.
Para mais informações, acesse www.cffb.org.br.
Certo de seu empenho e colaboração, deixo-lhes fraterno abraço, em São Francisco e Santa Clara de Assis.
Com estima fraterna,


Frei Éderson Queiroz, OFMCap
Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil