No dia em que celebramos São Jerônimo e a Bíblia, os irmãos e irmãs das fraternidades de Campinas. Sumaré, Piracicaba e Indaiatuba nos reunimos na Colônia Helvetia, em Indaiatuba. Helvetia celebrou no último dia 28, 130 anos e 20 anos da morte de frei Francisco Erasmo Sigrist, OFM Cap, sepultado nessa Colônia onde vivem seus familiares.
Frei José Maria, OFM Cap, Assistente Nacional da OFS e assistente da fraternidade de Piracicaba foi responsável por conduzir as reflexões durante o Retiro, cujo tema foi “A busca da santidade no mundo segundo o modelo de São Francisco”.
Os irmãos de Sumaré foram responsáveis pela oração da manhã e os de Campinas e Piracicaba por preparar a liturgia da Santa Missa.
Frei José Maria discorreu sobre
o sentido de se retirar, silenciar, rezar e sobre a transformação de Francisco a partir dos
encontros consigo mesmo, com os pobres, com os leprosos, com o Crucifixo, com o Evangelho e com os irmãos. Ao longo da manhã tivemos alguns momentos de deserto para nos colocarmos diante de Deus e pensarmos nossa própria caminhada.
Foi um dia muito rico em reflexões sobre como a nossa Regra nos aponta o caminho para a santidade.
Os irmãos de Indaiatuba prepararam tudo como muito carinho e nos acolheram com muito amor. A beleza da natureza de Helvetia encheu-nos o coração com louvores ao Deus da criação.
Encerramos com a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora de Lourdes e retornamos para a casa com o coração agradecido por Deus nos ter dado irmãos.