CONCLUSÃO DO CAPÍTULO
Depois de três dias de avaliação, eleição do novo Conselho Nacional e proposituras das prioridades do triênio, na manhã deste domingo, 26 de agosto, foi concluído o XIV Capítulo Nacional da OFS do Brasil.
O Secretário Nacional da JUFRA, Washington Lima, a Animadora Fraterna, Maria Aparecida e o Assistente Espiritual Nacional, Frei Wellington Buarque, fizeram uma explanação da situação da JUFRA do Brasil.
Nesta manhã de 26 de agosto,, foram debatidas prioridades para o triênio, as moções, resoluções e recomendações e feita a escolha do próximo Capítulo Nacional será 28 de fevereiro a 1º de março de 2020, em Campo Grande, MS.
XXXVII CAPÍTULO NACIONAL ORDINÁRIO DA
ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL
Salvador/BA – 24 a 26 de agosto de 2018
COMISSÃO DE REDAÇÃO
PRIORIDADES
1.Formação, aprofundando o compromisso e vivência do carisma franciscano secular.
2. JPIC, como expressão da identidade da OFS.
3. JUFRA, como forma de trabalhar as juventudes e também a renovação da OFS.
RESOLUÇÕES
1.A escolha para os cargos de conselheiros nacionais de Comunicação e JPIC seja de responsabilidade do Conselho Nacional, até decisão no próximo capítulo.
RECOMENDAÇÕES
1.Inclusão nos Estatutos Regionais e Locais da função de assessoria ou eleição/indicação de coordenador de Comunicação e JPIC.
2.Acompanhar de maneira criteriosa o número de irmãos enviado para o REFRAN, seja através da implementação do sistema informatizado ou por outros meios provisórios, em todos os níveis.
3.Buscar renegociação da dívida junto ao CIOFS.
4.Realizar a Celebração dos 800 anos da OFS em 2021, antes do Capítulo Eletivo, em evento de grande expressão com toda a Família Franciscana.
5.Incentivar a pesquisa e a publicação de material biográfico de irmãos e irmãs da OFS do Brasil, já falecidos, que se distinguiram por seu testemunho evangélico-franciscano-secular, como forma de celebrar os 800 anos da Ordem.
6.Revista Paz e Bem, incentivando a ampliação do número de assinaturas em cada fraternidade.
7.Animação Vocacional OFS/JUFRA, desenvolvendo iniciativas em vista da Celebração dos 800 anos.
8.Assistência Espiritual, valorizando a presença feminina.
MOÇÕES
1.Conselho Nacional cessante, pela dedicação e empenho nos trabalhos desenvolvidos.
2.À coordenação do capítulo, bem como a equipe local, pela organização e acolhida.
3.À Silvia Diana e ao Frei Pedro Zitha, do CIOFS, pela condução do capítulo.