ARQUIVOS OUTUBRO 2017

ENCONTRO FRATERNO DO PRIMEIRO DISTRITO – OFS SÃO PAULO

As Fraternidades Franciscanas da Ordem Franciscana Secular, pertencentes ao 1º Distrito da Região Sudeste III, que compreende as cidades de São Paulo (Capital), Guarulhos, Santo André, Mauá, Santos e São Vicente encontraram-se no dia 29 de outubro, na Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Clementino, para um encontro fraterno com muita alegria, partilha e conversas entre os irmãos.

O encontro iniciou-se com uma celebração Eucarística, presidida por Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa,ofm, que é o Assistente Espiritual da Fraternidade local e autor de algumas músicas cantadas na celebração, que saudou todos os irmãos da OFS das várias fraternidades, presentes para agradecer a Deus pelo carisma franciscano, que nos leva a buscar a Cristo através do exemplo de São Francisco.

No início da celebração, o Ministro Regional Antônio Júlio Martins, recordou o 30º dia do falecimento da irmã Ana Maria Rodrigues Lima, que em sua juventude foi Jufrista e ajudou na criação de várias Fraternidades da Juventude Franciscana, foi Formadora Regional, Conselheira de Distrito, Ministra da Fraternidade do Valongo e uma grande devota de Nossa Senhora.

A seguir, a Fraternidade São Francisco de Assis, ofereceu um café de confraternização para todos, reunindo cerca de 200 irmãos das 19 Fraternidades do Distrito.

Após o café, Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa Nunes nos falou sobre Franciscanismo e Nossa Senhora.

O Secretário Fraterno, do Regional da Juventude Franciscana (JUFRA) de São Paulo, falou sobre a importância do apoio das Fraternidades da OFS para a criação de novas fraternidades de Jufra. No momento atual, onde as vocações são escassas, o trabalho com a juventude, é uma forma de renovação do movimento Franciscano. A experiência tem mostrado, que quando existe uma interação entre as fraternidades de Jufra e OFS, ambas crescem!

Em seguida, o Ministro Regional Antonio Julio, falou de sua preocupação com a falta de motivação dos irmãos para se encontrarem como família, pelo simples motivo de rever o irmão. Vários comentaram que o encontro estava sendo um sucesso com tantos irmãos presentes, mas o 1º Distrito, no Refran (Relatório Franciscano Anual) de 2016, apresentava 559 irmãos entre Professos e Formandos. Subtraindo os irmãos que estão no Serviço aos Enfermos e Idosos (SEI), seriam quase 500 irmãos! Esses irmãos que não vieram, estão participando regularmente da vida fraterna?

Mas o dado mais preocupante é que o número de novas vocações não tem crescido e estamos envelhecendo. Nossa Ordem irá completar 800 em 2021 e cabe a nós, mantermos vivo o carisma franciscano. Nossas Fraternidades tem se mostrado atraentes, mostrando a beleza da vida em fraternidade? Não estamos nos distanciando da Primeira Ordem e deixando de transparecer que somos a Terceira Ordem de São Francisco?

Temos nosso trabalho no mundo, nossas preocupações que são inerentes ao ser franciscano, que é a ecologia, o cuidado com os mais carentes, com os doentes etc., mas não podemos perder nossa identidade Franciscana da Terceira Ordem de São Francisco.

O Ministro lembrou também da necessidade de acelerarmos o Cadastro Nacional Franciscano, não só para termos um registro seguro de toda a caminhada dos  irmãos, mas também para que cada ministro local, conheça bem os irmãos de sua fraternidade.

Após o almoço, onde todos compartilharam a refeição, tivemos um animado bingo, conduzido pela Jufra, com prendas oferecidas pelos irmãos e que divertiu a todos.

Foi um dia de celebrarmos o reencontro de vários irmãos, troca de experiências e motivações para mantermos sempre acesa a chama da nossa vocação franciscana secular.

O dia foi muito bom. Todos gostaram. A Fraternidade São Francisco de Assis, da Vila Clementino, agradece a ajuda dos irmãos de outras fraternidades, especialmente a Maria Helena, da Fratenidade Santo Antonio do Pari, o casal Cláudia e Adilson, da Fraternidade Santa Clara, ao Mateus, Secretário Fraterno do Regional, as meninas da Jufra da Fraternidade das Chagas e aos irmãos da fraternidade que chegaram cedo para  ajudar o Conselho local.

 

Agradecimento especial ao Pároco Frei Valdecir Schwambach , que gentilmente nos acolheu e ao Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa que nos animou, incentivou e nos motivou. Valeu todo o nosso cansaço! Foi uma verdadeira festa de reencontro de irmãos.

PAZ E BEM!

VISITA FRATERNA E PASTORAL - Fraternidade Rainha da Paz - Assis

No dias 28 e 29 de outubro de 2017, a Fraternidade Rainha da Paz, da cidade de Assis, recebeu a visita fraterna e pastoral da Fraternidade Regional. A visita foi conduzida pela Conselheira do 7º Distrito (que compreende as cidades de Agudos, Assis, Bauru, Cândido Mota, Garça e Marília), Sirlei Gomes e pelo Assistente Espiritual Regional, Frei Vanilton Aparecido Leme, OFM, que vieram em missão de reavivar o espírito evangélico Franciscano, assegurar a fidelidade ao carisma e à Regra, orientar prestar informações, verificar a formação, examinar os livros e documentos de registro e administração da Fraternidade e oferecer ajuda para encontrar soluções para dificuldades e superar os desafios.

No dia 28 visitamos alguns irmãos idosos, que se encontram no Serviço aos Enfermos e Idosos (SEI) e após vistoriamos todos os livros de registros e deixamos algumas recomendações para uma melhor administração.

No dia 29 celebramos a Eucaristia em Fraternidade e em seguida nos reunimos com toda a Fraternidade, que tempos atrás estava desmotivada e após a visita fraterna pastoral anterior, hoje apresenta uma reação animadora.

São 21 irmãos muito acolhedores, muitos na terceira idade, mas com animação de Jufristas. Frei Vanilton refletiu sobre pertença à Ordem Franciscana, deixamos mensagens de otimismo e colocamos a Fraternidade Regional à disposição da Fraternidade, para o que precisarem.